Chuvas continuam no Sudeste do Brasil
A previsão climática de consenso coordenada pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) em conjunto com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e os Centros Estaduais de Meteorologia continua indicando maior probabilidade de chuvas abaixo da média histórica no norte da Região Norte e na maior parte do Nordeste do Brasil.

Para o centro-sul das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e para a Região Sul do Brasil também persiste uma distribuição de chuvas dentro da categoria normal a acima da normal climatológica ao longo do trimestre fevereiro, março e abril. Nas demais áreas do país a categoria mais provável é de chuvas em torno da média histórica.

Os valores de temperatura do ar estão sendo previstos acima da normal climatológica na maior parte do Brasil. Esta previsão tem como principal suporte a persistência do fenômeno El Niño na região do Pacífico Equatorial no período de fevereiro a abril de 2010.

O final de dezembro e início de janeiro de 2010 foi marcado pela ocorrência de temporais que causaram perdas no Rio de Janeiro e no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, com destaque para as cidades de Angra dos Reis - RJ e São Luiz do Paraitinga - SP. Estas chuvas estiveram associadas principalmente ao aumento da convergência de umidade no setor central do Brasil. Por outro lado, o norte do Nordeste sofre com a falta de chuvas, em particular as localidades situadas entre o nordeste do Pará e o norte do Ceará.

O fenômeno El Niño permanece com águas anomalamente quentes, em torno de 2ºC, na região do Pacífico Equatorial, assim como nas camadas sub-superficiais próximo à costa oeste da América do Sul. A persistência de águas superficiais mais quentes que o normal nos oceanos Atlântico Norte e Sul continua favorecendo a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte de sua posição climatológica e a ocorrência de chuvas acima da média no Sudeste do Brasil, respectivamente..

Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil podem ser encontradas em http://infoclima1.cptec.inpe.br. A definição dos termos meteorológicos e dos sistemas sinóticos mencionados no texto pode ser encontrada em http://www7.cptec.inpe.br/glossario.
Atualizado em 25/01/2010 07:01

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco