Ventos intensos atingirão parte do litoral do RS e de SC e Região Sul e Sudeste terão queda na temperatura
Nesta sexta-feira (13/08) os ventos se intensificarão no sul, sudeste e litoral do RS por causa do ciclone extratropical. A intensidade do vento atingirá 50 km/h e as rajadas poderão ultrapassar os 70 km/h ou mais, principalmente, na faixa litorânea gaúcha. Esses ventos intensos prosseguirão até a noite no RS. Em SC, os ventos também poderão atingir 50 km/h com rajadas de 80 km/h ou mais no sul e litoral sul nesta sexta-feira (13). Em mar aberto os ventos serão mais intensos (consultar Marinha). No final do dia a frente fria deverá chegar no RJ e em seu percurso perderá atividade, isto significa uma redução na intensidade e/ou severidade da chuva. Portanto, a partir deste dia o impacto da frente fria deverá sentir-se, especialmente, no vento e na queda de temperatura.
As temperaturas declinarão de maneira significativa sobre grande parte do RS, de SC, do PR e do centro-sul de MS. As máximas não deverão ultrapassar os 10ºC no RS, grande parte de SC (exceto o litoral) e no sudoeste do PR.
Há possibilidade de ocorrência de neve na serra Gaúcha e Catarinense durante a noite de sexta e durante o sábado (14/08). Ressalta-se que o evento de neve previsto para este evento não será tão intenso quanto aquele da semana passada.

No sábado (14/08) as temperaturas continuarão declinando sobre RS, SC, PR e MS e começarão a declinar sobre SP, centro-norte de MS, no sul e sudoeste de MT e no sul de RO e do AC. Mesmo assim, descarta-se o fenômeno de friagem. Haverá formação de geada apenas em algumas áreas do planalto de SC e no sul do PR. No RS a chance é menor devido à presença de nuvens baixas.

O tempo continuará ventoso no litoral do RS e no litoral sul de SC. A intensidade média do vento nesta área será em torno de 40 Km/h, com rajadas superiores aos 60 Km/h. Em mar aberto a situação será mais crítica (consultar a Marinha). Devido esperar-se a chegada da frente fria no RJ entre o final da sexta-feira (13/08) e a madrugada do sábado (14/08), os ventos se intensificarão rapidamente no litoral sul deste estado e no litoral norte de SP, podendo provocar alguns transtornos.

No domingo (15/08) ocorrerá geada no sudoeste e oeste do RS, centro-oeste de SC e no sul e sudoeste do PR. As geadas também poderão ocorrer no extremo sul de MS. Ainda há possibilidade de ocorrência de neve em pontos localizados da Serra Gaúcha e Catarinense. A temperaturas mínimas continuarão declinando sobre grande parte de SP e no sul do RJ, entretanto as máximas declinarão de forma brusca sobre o centro-leste de SP, sul de MG e zona da Mata Mineira e em grande parte do RJ e do ES.

Na segunda-feira (16/08) as temperaturas continuarão declinando sobre o centro-sul de MG, norte do RJ e no ES e começarão a declinar no nordeste de MG e no sul da BA. Há possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira.

Ressalta-se que esta onda de frio não será tão intensa como à da semana anterior, em relação ao Sul e Centro-Oeste do Brasil. Porém, as temperaturas declinarão de forma mais significativa no Sudeste e em parte da BA.



Grupo de Previsão de Tempo (GPT)
CPTEC/INPE

Atualizado em 13/08/2010 13:57

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco