CPTEC completa 16 anos de sua implantação

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) completa neste mês de novembro 16 anos da implantação de seu prédio, na cidade de Cachoeira Paulista. Para comemorar esta data será realizada no dia 12 de novembro uma confraternização interna para os funcionários do Centro e em breve, em data ainda a ser definida, haverá a cerimônia de inauguração do novo supercomputador encerrando as comemorações dos 16 anos de aniversário.

Um pouco de história - O CPTEC foi criado em 1987 nos moldes das instituições mais avançadas do mundo, que já vinham utilizando supercomputadores para previsões meteorológicas. Em 1991, iniciaram-se as obras para a construção do prédio e em novembro de 1994, o CPTEC foi inaugurado. Atualmente, é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas.

Com o novo supercomputador (CRAY XT6), recém adquirido , será possível ao Centro melhorar a resolução espacial dos modelos de previsão de tempo, de clima sazonal, ambiental e de projeções de cenários de mudanças climáticas. O CPTEC já vem aperfeiçoando seus modelos para que o novo supercomputador também possa gerar previsões com mais dias de antecedência, além de prever chuvas e eventos extremos com maior confiabilidade.

O resultado disso é uma verdadeira revolução na meteorologia brasileira. Como exemplo, temos a previsão numérica de tempo, que antes era apenas um debate no Brasil e hoje faz parte da rotina de várias instituições. A qualidade da previsão de tempo  hoje tem mais de 90% de acerto para previsões de 24h.  Houveram avanços significativos  nas previsões para 7 dias e a previsão sazonal passou a ser uma ferramenta de planejamento das atividades no Brasil. Temos ainda, o monitoramento por satélites que faz parte do dia a dia de diversos usuários públicos e privados, além de outros produtos que evoluíram como as resoluções dos modelos, e a criação dos modelos oceânicos, de qualidade do ar e assimilação de dados. A página WEB com centenas de produtos e portais conta com mais de 30 milhões de acesso e seus produtos podem ser acessados ainda através do Twitter, Google Earth, SIGMA ou pela nossa WebTV.

Contudo, a maior revolução do CPTEC foi mudar a percepção da população com relação à meteorologia. Antes a meteorologia era frequentemente desacreditada e hoje, a população depende de sua informação para planejar o seu cotidiano.

Parabéns todos aqueles que ajudaram a construir esses 16 anos de sucesso.

Luiz Augusto Toledo Machado
Coordenador Geral do CPTEC
 
Mais informações acesse: http://www.cptec.inpe.br/sobreocptec.shtml

Atualizado em 10/11/2010 10:16

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco