Primeira incursão de intensa massa de ar frio com chance de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense

Conforme previsão do GPT/CPTEC, neste final de semana teremos uma intensa massa de ar frio, com características polares, que provocará geada generalizada em grande parte da Região Sul do Brasil, possibilitando ainda queda de neve nas áreas de serra.

No sábado (25/06) e no domingo (26/06) haverá geada fraca em cidades do Oeste (região de Uruguaiana), Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste gaúcho.
Na segunda-feira (27/06) haverá geada ampla nos estados do RS, SC, sul, centro e oeste do PR.

A atuação desta intensa massa de ar frio provocará, principalmente a partir deste domingo (26/06), o conhecido fenômeno de friagem nos Estados de MT, RO e AC.

Nas Serras do RS e de SC há chance de queda de neve, durante a noite de domingo (26/06) e a madrugada de segunda-feira (27/06).

A partir desta época do ano incursões de massas de ar frio são eventos comuns em nosso país, e possibilitam queda de neve e formação de geada principalmente na região Sul. Acompanhe as atualizações das notícias e a previsão do tempo para sua região em: http://tempo.cptec.inpe.br/.

 

Neve: precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, em geral, em forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor de água que se encontra suspenso na atmosfera. É produzida, frequentemente, por nuvens do tipo estrato, mas também pode se originar das nuvens do tipo cúmulo. Normalmente os cristais são agrupados em flocos de neve.

Geada: depósito de gelo cristalino sobre superfície exposta ao ar livre, resultante do congelamento do vapor d’água existente no ar próximo a superfície.

Para maiores informações consulte: www.cptec.inpe.br/glossario.shtml

Atualizado em 24/06/2011 18:22

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco