Chuva forte e ventos intensos no RS

Conforme aviso meteorológico do GPT/CPTEC na terça-feira (28/02) chuva forte foi registrada no RS, principalmente na região da Campanha e Fronteira Oeste. Nesta quarta-feira (29/02) áreas de instabilidade formadas pela combinação de calor, umidade a presença de uma área de baixa pressão, além do padrão de escoamento em baixos níveis (JBN) reforçaram ainda mais as nuvens  provocando chuva forte e acumulados significativos em áreas do Rio Grande do Sul.

A chuva registrada em Bagé foi de 40 mm (24% da média climatológica para o mês de fevereiro) em apenas 60 minutos, entre 4 e 5 horas da madrugada desta quarta-feira (29/02), conforme medição do Inmet. Segundo informação (Fonte: Zero Hora), com a Estação Meteorológica da RBS, o volume de chuva chegou aos 60 mm. As rajadas de vento atingiram até 80 km/h. O volume de chuva aferido entre 3 e 7 horas era de 48 mm. Na região de Santana do Livramento choveu 34 mm entre 6 e 9 horas da manhã, correspondendo a 35,1% da média histórica. O volume de chuva acumulado até as 12 horas era de 81,2 mm (71,3% da média climatológica) em Bagé. Na faixa litorânea do Estado, em Mostardas a chuva acumulada chegou aos 30 mm. Em Dom Pedrito, o acumulado atingiu 61,4mm, o que representa 61,4% da média para este mês.

No oeste do RS, os ventos foram intensos nesta manhã de quarta-feira. A magnitude das rajadas chegou aos 82,8 km/h em Uruguaiana, por volta das 14 horas. Segundo informações do aeroporto Rubem Berta, a temperatura passou de 29 para 20ºC, em decorrência dos fortes ventos.

Ontem (28/02) choveu forte no Paraná, com acumulado de 52,8 mm em Ilha do Mel, correspondendo a 17% da média histórica para o mês de fevereiro. Em Dois Vizinhos, no sudoeste paranaense, a chuva acumulada foi de 45,8 mm, representando 26% da média climatológica.

Nesta quarta-feira (29/02) a previsão é de chuva forte localizada no RS (na capital a partir da tarde) e SC (com menor chance no nordeste do Estado). No RS, o dia será instável com muitas nuvens e pancadas de chuva.

Na quinta-feira (01/03) a chuva forte deverá se concentrar no norte do RS (na madrugada/manhã ainda poderá atingir a metade sul), SC, PR. No centro-norte e leste do PR, a chuva forte ocorrerá a partir da tarde e de maneira mais isolada.

Atualizado em 29/02/2012 16:21

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco