Centro de Previsão
de Tempo e Estudos Climáticos
Chuva intensa e volumosa em áreas do Nordeste

O aumento da nebulosidade sobre o Atlântico, leste de SE, AL e PE está sendo favorecida pela influência de Distúrbios Ondulatórios de Leste, situação que vem deixando as nuvens mais carregadas e provocando chuva intensa em algumas áreas do Nordeste, conforme aviso meteorológico do GPT/CPTEC enviado ontem (05/03).

Na segunda-feira (05/03) o volume de chuva em 6 horas chegou aos 42 mm em Ibimirim no centro de Pernambuco.

Na madrugada em Crato, no sul do Ceará, a chuva também foi volumosa com 92,8 mm, correspondendo a 43,5% da média climatológica para o mês de março. Em Penedo, no sul de Alagoas, a chuva forte causou vários pontos de alagamentos na cidade. Na capital Maceió, o volume de chuva em 24 horas, entre 9 horas da segunda-feira (05/03) e 9 horas desta terça-feira (06/03) soma 110,5 mm (57% da média climatológica de chuvas para março), deste total 53 mm em 6 horas (até 10 horas da manhã). Esse volume de chuva registrado em 24 horas é o maior neste ano de 2012 (até o momento) sobre a capital de Alagoas. Ainda em Alagoas, a chuva registrada em 24 horas chegou aos 121 mm em Porto das Pedras, no leste alagoano.

O volume de chuva tem sido significativo na faixa litorânea de AL a exemplo dos 83 mm em Maceió. Ao longo desta terça-feira (06/03) a tendência é que este padrão persista e a chuva intensa, com volumes significativos deverá deverão ocorrer no litoral de AL e litoral norte de SE. Ainda hoje, chuva forte no centro-oeste e litoral sul de PE e sul do CE.

GPT recomenda acompanhar as devidas atualizações da previsão de tempo

Atualizado em 06/03/2012 09:04

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright 2010 CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco