Ventos fortes deixam mar agitado na costa Sul e Sudeste

Hoje (28/03), destaca-se a presença de pistas com ventos fortes de oeste e sudoeste na costa do RS e SC gerando forte agitação marítima em alto-mar, na altura do RS, SC, PR com ondas entre 2 e 4 metros. As ondas propagam-se predominantemente de sudoeste (a direção de propagação é paralela à costa). Ventos de sudoeste também se verificam na costa do PR e sul de SP com velocidades acima de 12 m/s. No período da tarde, os ventos também deverão ganhar força na costa norte de SP e sul do RJ deixando o mar agitado com ondas vindo do sul e sudoeste com alturas acima de 2 metros. Haverá risco de ressaca na região. Ondas de até 4 metros poderão ser observadas em oceano aberto.

Na quinta-feira (29/03), rapidamente os ventos tenderão a perder força entre a costa do RS e SP devido ao deslocamento das pistas para regiões mais oceânicas. No período da manhã, ventos do sul com velocidades acima de 12 m/s ainda poderão ser observados no litoral carioca. No entanto, agitação marítima continuará sendo observada em alto-mar, na altura da costa do RS, SC, PR, SP e sul do RJ com ondas propagando-se predominantemente do sudoeste com alturas entre 2 e 4 metros. Ainda haverá risco de ressaca no litoral norte do RJ devido a chegada de ondas com alturas entre 2 e 3 metros.

Na sexta-feira (30/03), agitação marítima ainda atingirá o litoral sul do RJ com ondas vindas de sudoeste com alturas de até 3 metros. O risco de ressaca ainda continuará na região, principalmente no período da manhã. Com o transcorrer do dia, a agitação marítima tenderá a diminuir no litoral sul do RJ e em oceano aberto, na altura da costa Sul e Sudeste.

Atualizado em 28/03/2012 14:11

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco