Temporais em áreas do Sudeste e Norte do Brasil e previsão de chuva forte e localizada
A combinação de calor, umidade e padrão de ventos nos níveis mais elevados da atmosfera provocou acumulados significativos de chuva em áreas do Sudeste e Norte do Brasil, sendo que neste último as chuvas têm sido bastante frequentes e volumosas nos últimos dias, a exemplo dos 108,2 mm aferidos pelo Inmet, entre o domingo (15/04) e a segunda-feira (16/04) em Porto de Moz, no oeste do PA, correspondendo a 30% da média normal para o mês de abril que é de 363,0 mm e em Tarauacá, no noroeste do Acre, a chuva acumulada foi de 75,8 mm (38,2% da média histórica para o mês de abril que é de 198,3 mm).

Na terça-feira (17/04) áreas do Triângulo Mineiro e do Estado do Tocantins registraram chuva forte e alagamentos, como ocorrido na região de Uberaba (MG), aonde o acumulado chegou aos 40 mm, correspondendo a 44,6% da média normal de chuvas para o mês de abril que é de 89,6 mm, a magnitude das rajadas de vento chegou a quase 50 km/h. Já em Dores do Indaiá, no centro mineiro, o acumulado de chuva ultrapassou os 60 mm, representando praticamente a média pluviométrica para o mês de abril que é de quase 67 mm. E em Gurupi, no sul do Tocantins, choveu 50 mm, representando 36,7% da média de abril que é de 136,4 mm e as rajadas de vento superaram os 65 km/h.

Hoje (18/04) a chuva forte localizada deverá se concentrar no norte de MS, MT (menores chances no centro do Estado), Triângulo Mineiro, centro, sudoeste e oeste de GO, AC, RO, AM, RR, sul do AP, grande parte do PA (menores chances no noroeste do Estado), grande parte do TO (principalmente o oeste e norte do Estado), grande parte do MA, norte do PI e centro-norte do CE.

Amanhã (19/04) a chuva forte deverá se concentrar no MS (exceto o leste do Estado), MT, AC, RO, AM, sul de RR, norte e extremo sul do AP, PA (exceto o noroeste do Estado), norte do MA e do PI e noroeste do CE.

Atualizado em 18/04/2012 09:35

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco