Centro de Previsão
de Tempo e Estudos Climáticos
Chuva aferida em 24 horas é a maior em quase 35 anos em Salvador

As chuvas têm sido bastante volumosas em áreas do Estado da Bahia, atingindo principalmente a faixa leste, incluindo a região do Recôncavo Baiano. No período de 24 horas, entre o domingo (20/05) e a segunda-feira (21/05) o volume de chuva foi de aproximadamente 200 mm (56% da média climatológica de chuvas para o mês de maio que é de 359,9 mm) no município de Salvador e de pouco mais de 130 mm em Maraú, correspondendo a 70% da média normal de chuvas para o mês de maio que é de aproximadamente 185 mm. Ainda em Salvador, segundo informações das autoridades locais, até o final da tarde segunda-feira (21/05), em decorrência das fortes chuvas o número de feridos era 3, desabamentos 181, pontos de alagamentos mais de 40 e queda de árvores 12.

O volume de chuva acumulado em Salvador do dia 01/05 até 9 horas da manhã desta terça-feira (22/05) soma 350,6 mm, representando 97,4% da média normal de chuvas para o mês de maio. O excesso de chuva dos últimos dias causou a elevação do nível do rio Ipitanga, em Lauro de Freitas, inundando vários bairros. Segundo medições do Inmet, a chuva aferida entre o domingo e a segunda-feira que chegou aos 186,4 mm foi a maior aferida em um período de 24 horas em quase 35 anos. Anteriormente, os maiores volumes de chuva acumulados em 24 horas ocorreram em março do ano de 1999 (180,2 mm) e em março do ano de 2005 (144,8 mm).

As chuvas que foram aferidas nas áreas citadas foram provocadas pela atuação de uma zona de convergência de umidade sobre o oceano e pela presença de um cavado (áreas de baixa pressão atmosférica) na troposfera média e alta da atmosfera.

Nas últimas horas a chuva tem diminuído de intensidade em toda a região do Recôncavo Baiano. Na Capital Salvador, a chuva aferida pelo Inmet em 24 horas, entre 9 horas da segunda-feira (21/05) e 9 horas desta terça-feira (22/05) foi de 46,9 mm, correspondendo a 13% da média histórica para o mês de maio que é de 359,9 mm. A previsão para hoje (22/05) é que continue chovendo nesta região, porém com menor intensidade. No entanto, em função da situação crítica desta região, continua vigente o aviso meteorológico especial para as próximas 24 horas.

Atualizado em 22/05/2012 08:52

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright 2010 CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco