Chuva na região central do RS supera os 120 mm

No nordeste da Argentina, extremo sul do Paraguai e no RS houve formação de nebulosidade média e alta provocada pelos ventos fortes em altitude (corrente de jato) e a presença de uma frente fria. Esta situação favoreceu acumulados significativos de chuva, principalmente na região central do RS, com acumulados acima de 120 mm, entre a noite da terça-feira (29/05) e madrugada e manhã desta quarta-feira (30/05). Além dos acumulados de chuva, intensa atividade elétrica esteve associada às fortes áreas de chuva, conforme campo abaixo de descargas acumuladas (Fonte dos dados ELAT).

A chuva acumulada, segundo o Inmet, entre a noite da terça-feira, madrugada e manhã desta quarta-feira foi de 130,6 mm (30 mm em apenas 60 minutos) em Santa Maria, volume que corresponde a 2,1% acima da média climatológica de chuvas que para o mês de maio é de 127,5 mm, além da chuva, a magnitude das rajadas de vento chegou aos 83 km/h (19 horas da terça-feira), houve queda de granizo de forma localizada e a visibilidade ficou restrita a 400 metros. Em Alegrete, a chuva acumulada entre a madrugada e manhã desta quarta-feira foi de 33 mm, representando 25,1% da média histórica para maio que é de 130,9 mm. Em Rio Pardo, o volume aferido no mesmo período foi de 41,2 mm (29,1% da média de chuvas que é de 140,4 mm). Na região de Camaquã, o volume de chuva foi de 46,2 mm (37% da média histórica para o mês de maio) entre a terça-feira e manhã desta quarta-feira. Em Canela, na região serrana do RS, a chuva aferida entre madrugada e amanhecer desta quarta-feira foi de 34 mm ou 21% da média climatológica, no mesmo período a chuva aferida em Soledade foi de 36,6 mm ou 26% da média histórica de chuvas para o mês de maio. E em Gramado, a chuva acumulada nesta manhã soma 33 mm. Na cidade de Santa Cruz do Sul, no centro-leste do Estado gaúcho, a chuva de granizo atingiu mais de 100 residências, segundo informações das autoridades locais. Em Lagoa Vermelha, no nordeste do RS, a chuva aferida nesta quarta-feira, entre 7 e 12 horas foi de 30,8 mm. Em São José dos Ausentes 30 mm. No Estado de SC, a chuva acumulada em 60 minutos (12 horas).

Nesta quarta-feira (30/05) a chuva forte e localizada afetará SC e o oeste, sul, parte sul da região central, região de Curitiba e litoral do PR. Durante o período da manhã a intensidade da chuva diminuirá do norte ao litoral norte do RS. Sobre o sul e litoral do PR as chuvas ocorrerão a partir da tarde. Entre o centro-norte do RS e SC, principalmente, essas chuvas poderão ser potencialmente fortes e acompanhadas de raios e rajadas de vento.
















Atualizado em 30/05/2012 10:18

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco