Temperatura atinge 5ºC (negativos) na Serra Catarinense

A incursão da forte massa de ar frio garantiu mais um dia de temperaturas baixas no Sul do país. O destaque de hoje ocorreu na cidade de Bom Jardim da Serra, que de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM-EPAGRI), os termômetros chegaram a -5°C e a -4,6°C em Urupema. Em Urubici, a temperatura foi positiva (0,9°C), entretanto devido aos fortes ventos, a sensação térmica foi de -7°C.

Em São Joaquim, a temperatura foi de -0,2ºC, sendo esta a menor do ano (até agora) nesta localidade. Já em Caçador e Xanxerê a mínima foi de 0,6°C, sendo a mínima mais baixa nesta última localidade. Em Curitibanos fez 1,3°C e em Joaçaba 2,5°C.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas forma negativas com -2,2°C em Quaraí; -2,1°C em Vacaria; -0,9°C em São José dos Ausentes e sensação térmica de -6°C; -0,8°C em São Gabriel e sensação térmica de -4°C e -0,5°C em Santa Rosa. Em outras localidades, as temperaturas não foram negativas, porém próximas a 0ºC, a exemplo de Alegrete (0,3°C), Bagé (0,7°C), Dom Pedrito (0,8°C). Em Passo Fundo, a mínima atingiu 1°C, em Bento Gonçalves 1,3°C (sensação de -5°C). Na capital Porto Alegre, os termômetros, segundo dados do aeroporto, nesta quarta-feira (06/06) atingiram 4,4°C e na terça-feira (05/06) 6,3°C.

No Paraná destaque para as temperaturas registradas em General Carneiro e Clevelândia, com mínima de 2,5°C e 2,7°C, respectivamente.

Na quinta-feira (07/06) o frio deverá se intensificar e a temperatura mínima será negativa com ocorrência de geada forte no RS, planalto sul, meio-oeste e vale do rio do peixe, no oeste e áreas do planalto norte de SC e também no sul do PR. Na região do planalto, serra do RS e no planalto sul de SC a mínima poderá ficar em torno de -4°C. A temperatura máxima não ultrapassará os 12°C no RS, SC e no sul e oeste do PR.

Na sexta-feira (08/06) ainda haverá geada forte no RS, meio-oeste, vale do rio do peixe, planalto sul, oeste, alto vale do Itajaí e planalto norte de SC, no sul e parte da região central e oeste do PR e extremo sul do MS. Em alguns pontos principalmente do planalto e serra do RS e planalto sul de SC a temperatura mínima ficará em torno dos -3°C.













Atualizado em 05/06/2012 10:34

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco