imprimir
21/08/2020 11:30
Temperaturas baixas, precipitação invernal e geadas amplas na Região Sul
O avanço de uma frente fria com forte massa de ar polar modificou as condições de tempo em boa parte do Brasil nesta quinta-feira (20/08).
O que já ocorreu?
Na quinta-feira, com o avanço da massa de ar frio associada ao sistema ocorreu precipitação invernal a partir da tarde em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Embora a neve seja a precipitação invernal mais conhecida, existem outros tipos como, por exemplo, a chuva congelada que também foi observada em alguns municípios. Na arte abaixo você pode ver a diferença de cada um destes fenômenos.

 
O avanço do ar frio contribuiu para acentuado declínio das temperaturas não apenas na Região Sul, mas também no sul e oeste do Mato Grosso do Sul na quinta-feira. Na média, os meses de junho e julho são os mais frios do ano no centros-sul do Brasil e a segunda quinzena já é caracterizada por uma tendência de elevação das temperaturas. Com o ar frio atuante na quinta-feira, nota-se que grande parte da Região Sul e pontos do Mato Grosso do Sul registraram temperaturas mínimas cerca de 4°C inferiores a média climatológica (média de 30 anos) do dia 20/08.

Na manhã desta sexta-feira (21/08), o sistema frontal se posicionava entre o sul da Região Norte, Centro-Oeste e se estendendo pelo Espírito Santo e Oceano Atlântico. O ar mais frio na retaguarda da frente fria favoreceu temperaturas negativas em vários municípios da Região Sul com geadas amplas e generalizadas. Além da Região Sul, destaca-se a influência da massa de ar frio sobre o Mato Grosso do Sul (mínima de 06°C em Campo Grande), Mato Grosso (mínima de 12°C em Cuiabá) e na Região Norte (mínima de 13°C em Rio Branco no Acre). 


O que ainda pode ocorrer?
No sábado (22/08) a frente fria avançará pelo Sudeste durante o dia e atingirá o sul da Bahia a noite. Com isso, grande parte do Brasil ainda terá uma manhã sob a influência da intensa massa de ar frio. Novamente são esperadas marcas negativas na Região Sul e a manhã gelada favorecerá geadas amplas e de forte intensidade no Sul do Brasil além de pontos do sul do Mato Grosso do Sul (http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/area/4109). Sobre parte do Centro-Oeste e sul da Região Norte a manhã do sábado poderá registrar as menores temperaturas do ano (http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/area/4108). 

Para uma previsão detalhada para a sua cidade acesse: http://tempo.cptec.inpe.br/
Acompanhe os avisos meteorológicos vigentes em: http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/
1995 2015 CPTEC/INPE - Todos os direitos reservados