Muito calor em grande parte do Brasil
Nos últimos dias e nesta segunda-feira (17/12) o calor intenso tem tomado conta de boa parte do país, com temperaturas bastante elevadas na parte da tarde, valores acima dos 30°C na maioria das capitais.
Além da época do ano, que costumeiramente, já se observa uma elevação das temperaturas, devido ao aumento da radiação solar, nos últimos dias, a atuação de um sistema de alta pressão, um pouco mais intenso do que a média, tem favorecido valores de temperatura ainda mais elevados. Vale destacar, que este sistema é típico para a época do ano e se intercala com a atuação de outros sistemas meteorológicos. Então, durante esta semana, a atuação deste sistema de alta pressão influencia as condições de tempo na faixa central do Brasil. 
Além disso, esta época do ano, o aquecimento diurno e a presença de umidade formam uma combinação que geram condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas, principalmente a partir da tarde, como também tem se observado nos últimos dias.
As condições de tempo não deverão sofrer mudanças significativas pelo menos até a quinta-feira na região central do Brasil.   
A figura a seguir ilustra a atuação do anticiclone mais intenso:

 
Para acompanhar as atualizações da previsão de tempo acesse: tempo.cptec.inpe.br

Atualizado em 17/12/2018 18:42

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco