Chuva intensa em parte do Sudeste em 10 de fevereiro de 2020
A partir da tarde/noite de domingo (09/02) a chuva começou a cair em pontos do Estado de SP, principalmente em áreas do litoral e setor leste, incluindo a região metropolitana. No decorrer das horas as chuvas começaram a se intensificar consideravelmente e a provocar muitos transtornos à população, com diversos pontos de alagamento, enxurradas e deslizamentos de terra. Abaixo algumas ilustrações dos impactos desta chuva.
 
                      

   Fonte:g1.globo.com
 
A partir da tarde da segunda-feira (10/02) chuvas intensas também começaram a cair em parte do Rio de Janeiro e causaram muitos transtornos principalmente na região metropolitana, com muitos pontos de alagamento, como pode ser visto nas imagens a seguir:
 
                                                                    
                                                           Fonte: exame.abril.com.br                                                                                                                                           Fonte: meiahora.com               
 
Os volumes de chuva superaram os 100 mm em menos de 24 horas, ou seja, foram valores expressivos. Em alguns pontos o volume de chuva em 24 horas foi o maior dos últimos 30 anos. Na estação meteorológica do Mirante de Santana (INMET) o volume de chuva desses primeiros dias de fevereiro já é considerado o maior dos últimos 21 anos, com 342 mm.  Abaixo os volumes de chuva entre os dias 10 e 11 de fevereiro em parte da Região Sudeste do Brasil (Fonte:INMET). Em alguns pontos os volumes ultrapassaram os 150 mm.



 
   
 
Estas chuvas intensas que provocaram todos estes transtornos em parte da Região Sudeste do Brasil se deram devido ao avanço de uma frente fria pela costa dos Estados de SP e do RJ. Entre o sábado e o domingo esta frente fria provocou muitas chuvas também em parte do leste de SC e do PR. No decorrer da segunda-feira a frente fria se deslocou pela costa do Estado de SP, iniciando o processo de formação de um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se estabeleceu às 9 horas da manhã desta terça-feira (11/02):

 
A ZCAS deverá atuar pelo menos até a próxima quinta-feira (13/02) e ocasionará ainda chuvas significativas entre o norte do RJ, sul do ES e sul e leste de MG, incluindo as capitais destes Estados, regiões já bem castigadas com as últimas chuvas.
Para saber a previsão de tempo detalhada para sua cidade acesse: http://tempo2.cptec.inpe.br/
 
 
 




Atualizado em 11/02/2020 17:39

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco