Pancadas de chuva em áreas de Minas Gerais e previsão para MG, RJ e ES
Na tarde desta sexta-feira (06/01) áreas de instabilidade associadas ao tempo quente e úmido (aporte de umidade da Zona de Convergência de Umidade) formaram nuvens carregadas em áreas do Estado de Minas Gerais. Em Uberlândia, no triângulo mineiro, a chuva foi forte e acompanhada por trovoadas. A magnitude das rajadas de vento chegou 37 km/h. Na capital Belo Horizonte, bastante castiga pelas chuvas desde dezembro de 2011, houve registro de pancadas de chuva e descargas elétricas. Nas últimas 24 horas, a cidade de Timóteo acumulou 57 mm e em Florestal 59 mm. Na região do Triângulo Mineiro, a chuva ocorreu de forma moderada e acompanhda por descargas elétricas.

Ainda hoje (06/01) haverá chuva forte em forma de pancadas sobre o centro, sul e leste de MG (Regiões: Zona da Mata, Região Metropolitana de Belo Horizonte, sul de Rio Doce Mucuri, BH Metalúrgica e Alto São Francisco) e em todo o Estado do RJ, incluindo a capital. Para este Estado, ressalta-se a região serrana, onde os acumulados de chuva poderão ultrapassar os 50 mm.

No sábado (07/01) as chuvas fortes serão em forma de pancadas e severas sobre grande parte do Estado do RJ (principalmente na região serrana), sul do ES (fronteira com o RJ) e sul, centro, oeste e noroeste de MG (regiões da Zona da Mata, Campo das Vertentes, BH Metalúrgica, Alto São Francisco, noroeste de MG e oeste da região Norte).

Nestes dias as chuvas fortes virão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo em várias localidades, incluindo a serra do RJ e a região metropolitana de Belo Horizonte.

A situação meteorológica ainda indica a presença da ZCAS sobre a Região Sudeste do Brasil, pelo menos durante as próximas 96 horas.

Devido à situação preocupante em decorrência da persistência das ZCAS e das chuvas, o GPT recomenda acompanhar as constantes atualizações dos avisos meteorológicos.

Atualizado em 06/01/2012 14:50

Proximo

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
© Copyright CPTEC/INPE
Comentários e/ou sugestões: Fale Conosco